Educação Infantil
Na Educação Infantil, buscamos promover o direito a infância e o desenvolvimento da criança em seus aspectos intelectual, ético, emocional e social, por meio da vivência com as múltiplas linguages, em um espaço seguro, lúdico e afetivo. Nesta fase, o eu ganha centralidade no processo educativo como sujeito histórico, já que sua identidade, até então influenciada unicamente pela família, passa a necessitar de referencial próprio e de contornos sociais.
Objetivos Gerais
A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de formar cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvimentos e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando as diversidades e desenvolvendo atitudes de ajuda e coloboração;
- Obeservar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes de ajuda e colaboração;
- Brincar, expressando emoções , sentimentos, pendamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes interações e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, demostrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Serviço de Orientação Educacional - S.O.E
O Serviço de Orientação Educacional acompanha e dá suporte aos alunos em relação ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental. É um serviço de apoio aos alunos, não apenas para acompanhamento do rendimento escolar e da frequência, mas também quanto às relações interpessoais do aluno com colegas e professores, seu interesse ou desinteresse pelas atividades e todas as outras questões que dizem respeito ao seu bem-estar e desenvolvimento intelectual e emocional.
Formas de atuação:
- Atendimento individualizado, permanecendo à disposição para atender alunos que procurem o serviço por iniciativa própria.
- Atendimento coletivo, com o objetivo de trabalhar questões relacionadas à valores, convivência, estudos, sempre atuando de forma preventiva.
- Pode também convidar o aluno a comparecer ao serviço de orientação, por indicação da equipe pedagógica e/ou responsáveis.
- Encaminhar os alunos para avaliações com especialistas, de acordo com as necessidades observadas (aprendizado, comportamento, etc.)
A Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar, sempre encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosamente e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético e educacional.
INFORMATIVOS 3º TRIMESTRE
INFORMATIVOS 1º TRIMESTRE
Nossa Equipe
Nayahra Moreira
Coordenadora Pedagógica
Cursando Pedagogia (Unigranrio)
A descoberta do eu é feita por meio de processos de auto reconhecimento, em que a criança compreende as relações familiares e se apropria de seu papel social a partir da percerpção do outro e da compreensão da sua diferença. Este movimento leva ao reconhecimento do “nós” e à ampliação do horizonte de sentidos.
ed.infantil@nogueiramineiro.g12.br
Fabiana Cardoso
Orientadora Educacional
Graduação - Pedagogia (UNIFEMM)
A Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar, sempre encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosamente e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético e educacional.
soe.educ1@nogueiramineiro.g12.br