Ensino Fundamental I

Segundo nosso estabelecimento de ensino a percepção da aprendizagem passa pela avaliação, e também pela oportunidade do aluno transferir o que aprendeu na escola para outras circunstâncias e situações de vida. Ou seja, a aprendizagem deve provocar modificações no comportamento e até mesmo na formação do aluno, de modo a torná-lo capaz de enfrentar situações diversas e elaborar seu projeto de vida pessoal. Para a intervenção crítica na realidade e para o desenvolvimento de uma postura cidadã, é importante a vivência de simulações de situações práticas, experiências de vida com problemas realistas em contextos conhecidos ou distantes do aluno

O Ensino Fundamental I, conforme expresso na LDB e no Centro de Formação Nogueira Mineiro – tem por objetivo a formação básica do cidadão. Com esse objetivo, proposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o que se propõe realizar no Ensino Fundamental é:

A partir do 2º ano, a avaliação será expressa em uma escala de notas de zero a dez.

Será considerado promovido para o ano subsequente o aluno que obtiver 18 (dezoito) pontos na soma dos três trimestres e, no mínimo, nota 6,0 (seis) no 3º trimestre em todos os componentes curriculares.

Objetivos gerais do Ensino Fundamental I

Faz parte dessa longa etapa a construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais e intermedeiam o contato do aluno com o objeto de conhecimento. É imprescindível, nesse processo que valoriza o aprender contínuo e a troca constante entre aluno e aluno e aluno e professor, uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito mútuo, a tomada de consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.

Sendo assim, a escola Nogueira Mineiro se propõe a ser uma escola de formação, acredita que é de sua responsabilidade:

Tais metas orientam a organização do nosso sistema de ensino em todas as áreas que compõem o currículo. A partir delas, estão definidos os pressupostos teóricos e metodológicos de cada uma das disciplinas.

Serviço de Orientação Educacional - S.O.E

O Serviço de Orientação Educacional acompanha e dá suporte aos alunos em relação ao seu desenvolvimento afetivo, cognitivo e comportamental. É um serviço de apoio aos alunos, não apenas para acompanhamento do rendimento escolar e da frequência, mas também quanto às relações interpessoais do aluno com colegas e professores, seu interesse ou desinteresse pelas atividades e todas as outras questões que dizem respeito ao seu bem-estar e desenvolvimento intelectual e emocional.

Formas de Atuação

INFORMATIVOS 1º TRIMESTRE 2024

Nossa Equipe

Roberta Cristine

Coordenadora Pedagógica

Graduação - Orientação Educacional (Unigranrio)

Pós-Graduação - Pedagogia Empresarial (Cândido Mendes)

Neuropsicopegadagogia, Educação Especial e Inclusiva- faculdade AVA+Dom Alberto

O Ensino Fundamental I, tem como proposta uma educação que contemple o desenvolvimento cognitivo, físico, afetivo, social, ético e estético, tendo em vista uma formação ampla. Sendo assim, a escola Nogueira Mineiro se propõe a ser uma escola de formação e excelência para seus alunos.

ens.fundamental1@nogueiramineiro.g12.br

Fabiana Cardoso

Orientadora Educacional

Pedagogia (UNIFEMM)

Pós-Graduação - Gestão estratégica em RH (Unigranrio)

A Orientação Educacional é entendida como um processo dinâmico, contínuo e sistemático, estando integrada em todo o currículo escolar, sempre encarando o aluno como um ser global que deve desenvolver-se harmoniosamente e equilibradamente em todos os aspectos: intelectual, físico, social, moral, estético e educacional.

soe.educ1@nogueiramineiro.g12.br